terça-feira, 29 de abril de 2008
A carta...
Breve completo 24 anos. Diferencio-me muito psicologicamente de um indivíduo, há 10 anos atrás, com a minha idade. A cada dia que passa o Mundo muda, occorendo cada vez mais fenómenos climáticos que poderão mudar tudo aquilo que vivemos e que conhecemos.
Recordo que quando era criança tudo era diferente, sem preocupações. Cresci numa familia como qualquer outra, embora mais especial por ser a minha. Aprendi a andar, a falar, a ler e a escrever, brinquei, corri e saltei... até que cheguei a uma idade que por obrigacão temos de ser responsáveis e de certa forma cautelosos com todas as nossas acções.
Antigamente eram raras as pessoas que se preocupavam com temas como Aquecimento Global, reciclagem, alterações climáticas. Hoje todos se preocupam, advertindo através de cartazes promocionais, anuncios televisivos, filmes, documentários, etc.
Antigamente os dados meteorologicos eram estáveis, hoje são incertos. Dias quentes de inverno e frios de verão. Fenómenos da Natureza tem aparecido com mais frequência, tais como tsunamis, tornados, furacões, etc.
Tudo isto tem vindo a causar uma dificil adaptação a todos os seres vivos que habitam o Planeta Terra.
Antigamente devido à economia pouca gente se deslocava de automóvel privado, hoje houve um aumento da dependencia do automóvel, tanto em países desenvolvidos como em desenvolvimento, queimando assim mais combustíveis fósseis. Aumentando assim o preço da produção de qualquer produto comercial e diminuindo a sua produção. Aumentando o desemprego.
A criminalidade em Portugal era escassa, hoje tem vindo a agravar-se porque tudo está caro e há pouco emprego. Os cidadãos vivem na miséria e têm a tendencia de roubar, nem que seja um pouco de pão.
Com tanta mudança, a população tem de fazer algo antes que seja tarde demais. Todos somos responsáveis por estes acontecimentos, daí sermos responsáveis em rectificar os nossos erros para que gerações futuras possam usufruir do mesmo que usufruimos à 10 anos atrás.
segunda-feira, 28 de abril de 2008
Ambiente - Filmes a ter em conta...

- O filme de Al Gore, "Uma Verdade Inconveniente", informa-nos sobre o que é o Aquecimento Global, explicando o que causa este fenómeno, alertando também para as alterações climáticas e dando soluções para combatermos este fenómeno. É isso que o cartaz promocional demonstra, uma chaminé que liberta gases poluentes (a causa) transformando-se num tufão (a consequência).
- No filme realizado por Roland Emmerich, "O Dia Depois de Amanhã", ficciona-se sobre uma possibilidade quanto às consequências causadas pelo Aquecimento Global. Através do cartaz promocional constatamos que se formarão ondas com a capacidade de devastar cidades como New York, caso não se tomem medidas de prevenção em relação ao ambiente.
- Ambos os filmes mostram dois tipos de mentalidades: os cépticos e os preocupados com a situação.
segunda-feira, 14 de abril de 2008
ETAR - Estações de Tratamento de Águas Residuais

É importante que sejam implantadas novas ETARs com melhores condições, porque a poluição dos rios tem vindo a aumentar devido à grande quantidade de resíduos libertados pelas habitações e indústrias.
Reciclagem

Devido a fenómenos como o Aquecimento Global, há necessidade de publicitar mensagens que sirvam para alertar o mundo e sensibilizar para a preservação do ambiente. Uma delas é a reciclagem.
As vantagens de reciclar são económicas e ambientais, porque fabricar materiais a partir de resíduos consome menos energia do que fabricá-los a partir de matérias virgens. Quantos menos resíduos tiverem como destino final um aterro sanitário, mais anos de vida útil este terá.
Saiba-se que existem várias formas de separar as embalagens usadas em casa:
- Podemos ter três ou quatro caixotes do lixo para resíduos distintos;
- Podemos apenas ter dois, um para resíduos domésticos e outro para todo o tipo de embalagem, e ao chegar a um ecoponto, separá-los para os respectivos locais;
- Outra alternativa será comprar um caixote com três divisórias, já disponível no mercado, tornando a tarefa mais simples. Estes caixotes têm dimensões relativamente reduzidas e já se encontram a preços acessíveis;
- Por último, para quem tem filhos, poder-se-á criar uma actividade lúdica e educativa, construindo um ecoponto em caixas de cartão.
A separação das embalagens usadas é apenas o início do processo de reciclagem. Aos cidadãos é ainda pedido que as coloquem nos ecopontos. Mas, e depois? O que será que acontece aos materiais? Como será que se processa a reciclagem?

A recolha dos ecopontos é efectuada pelas autarquias, ou pelos chamados Sistemas Municipais. São utilizados camiões apropriados, diferentes daqueles que recolhem o lixo indiferenciado. Depois de recolhidos, os resíduos são transportados para Centrais de Triagem. Estas, são instalações especializadas onde será feita uma selecção mais rigorosa das embalagens usadas, de forma a permitir o encaminhamento para as empresas recicladoras. Após a triagem, as embalagens usadas são compactadas e enfardadas por tipo de material, para mais facilmente serem transportadas para as Unidades de Reciclagem. Uma vez na unidade recicladora, os resíduos de embalagens são sujeitos a processos de preparação, tais como lavagem e remoção de impurezas: rótulos, etiquetas, tampas, etc. De seguida, e consoante os materiais, passam por outros procedimentos intermédios - como trituração e fundição – sendo depois integrados no fabrico de novos produtos.
Neste momento, devem ser feitas campanhas, colóquios e debates sobre qualquer tipo de preservação ao ambiente, para que toda a humanidade contribua para o seu bem-estar.
quinta-feira, 10 de abril de 2008
Aquecimento global

O Aquecimento Global é um fenómeno climático de larga extensão que se tem vindo a agravar nos últimos 150 anos. É importante pesquisar informações sobre este tema para que possamos remediar um mal feito pela humanidade. É importante preservar o Mundo em que vivemos para que futuras gerações sigam o exemplo.