segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

A evolução dos computadores

O computador nasceu com a II Guerra Mundial, nos E.U.A. A Marinha em conjunto com a Universidade de Harvard e a IBM (International Business Machines) , desenvolveu o MarkI, um gigante electromagnético em 1944. MarkI ocupava 120 m³, com milhares de redes. O MarkI conseguia multiplicar números de 10 dígitos em 3 segundos.Em segredo, era desenvolvido pelo exército um computador, e este só usaria válvulas. O seu objectivo era calcular as trajectórias de projécteis com maior precisão. Os engenheiros J. Presper Eckert e John Mauchly projectaram o ENIAC: Eletronic Numeric Integrator and Calculator. Com 18000 válvulas, o ENIAC conseguia fazer 500 multiplicações por segundo. Porém, só conseguiu ficar pronto em 1946, ou seja vários meses após o final da guerra.Em 1947, um grupo de Stanford inventou o Transístor. Usando elementos semicondutores, os transístores funcionam como chaves, porém são menores, mais rápidos, não aquecem, duram mais e consomem menos energia que as válvulas.·Começaram a surgir os primeiros computadores transistorizados. Daí surgem os "Circuitos Integrados", uma infinidade de transístores fabricados numa única pastilha. Nos anos 60 surgiu o microcomputador, era do tamanho de uma escrivaninha. Nos anos 70 o microcomputador era bem menor, do tamanho que fosse desejado. Actualmente há computadores que cabem numa caixa de fósforoa. Nesta época, grandes computadores conhecidos como mainframes tornaram-se muito poderosos. E não podemos esquecer dos supercomputadores que calculam a velocidades superiores a 500 MIPS (milhões de instruções por segundo)

Uma regra estatística que se tem verificado desde a invenção do primeiro computador é a Lei de Moore que diz: “A cada 18 a 24 meses é lançada uma nova tecnologia que permite que os computadores dupliquem o desempenho”.
Isto significa que em 2010 os processadores terão a velocidade de 50Ghz e em 2020 terão uma velocidade de 2000Ghz. Para os menos conhecedores desta área, os melhores computadores actuais funcionam a 3.8Ghz ou a 2.6Ghz num processador Core 2 duo... O desempenho dos computadores não se mede somente pela velocidade do processador, mas também pelo núcleo do CPU, o clock, dando um menor aquecimento ao material e consumo de energia.





Ao visualizarmos o video, ficamos com uma ideia da evolução desde o Abacus até aos equipamentos de hoje.




No meu dia-a-dia, o uso de um computador é importante, desde o armazenamento de dados, musica, imagem e video, até à elaboração dos mesmos e busca de informação recorrendo à Internet. Comparo o uso do computador com Internet nos dias de hoje, com o uso da televisão quando foi inventada. Um vicio, paixão que o ser humano adquiriu em forma de entertenimento, pois, até mesmo em horas laborais, o uso do computador é mais prático e solicitado.

1 comentário:

JL disse...

Olá!

E o futuro? Como será? E que impacto poderá ter na sua vida pessoal e profissional?

Deixamos dois vídeos para pensar:

http://www.youtube.com/watch?v=Zxk_WywMTzc

e

http://www.youtube.com/watch?v=kj0UZjrSVLA

Até breve,
Os Formadores