segunda-feira, 3 de março de 2008

Fotografia

A Escola é uma instituição de ensino com caracteristicas metodológicas que formam certas áreas do conhecimento e da produção humana, como tal tirei esta foto a um recinto escolar que abrange parte do edificio matriz (bar, salas de aula, estacionamento e recinto escolar).





Aqui apresento um dos corredores do edificio matriz da mesma instituição. Que é por onde passam, à volta de 600 alunos por dia em direcção às salas de aula, para mais uma boa aprendizagem.

Televisão

A televisão é uma tecnologia, que está presente no quotidiano de todos nós, que transmite sons e imagens em movimento. Tem como caracteristicas informar, entreter, mobilizar pessoas e instituições. Tomamos o seu conteúdo como referência sobre a realidade. Mas será que a televisão educa?

Na minha opinião, a televisão pode ser educativa como pode não ser, isto é, dependendo da programação que contém e para isso saber seleccioná-la como sendo educativa, nos diversos canais de televisão.

A televisão no geral não é boa nem é má, porque tanto pode influenciar como pode divulgar inúmeros programas culturais e informativos. O problema é que hoje em dia a programação de certos canais de televisão têm vindo a degradar-se. Eis um exemplo de como alguns humoristas se expressaram nos EMMYS 2007:




Para além disto, existem variados programas a nível mundial sobre a vida de famosos, sobre encontros de um individuo com outro, ou até mesmo desafios para ganhar uma nota de 100 dólares, etc, ou seja, a programação está cada vez mais fútil e menos diversificada porque todos os canais portugueses apresentam programas com a mesma finalidade à mesma hora.

Por outro lado, temos o caracter informativo que nos é transmitido pela televisão. E isso é um valor importante, pois é a melhor forma de obter informações sobre a nossa sociedade, embora esta informação, por vezes, ser excessivamente preversa porque em França foi feito um estudo que revelou, numa semana, se emitiram 670 homicídios, 849 agressões, 419 cenas de tiros, 14 sequestros de menores, 11 roubos, 8 suicídios, 27 casos de tortura, 32 casos de reféns, 18 imagens de droga, 9 pessoas atiradas pela janela, 13 tentativas de estrangulamento, 11 episódios de guerra, 11 strip-tease’s, 20 cenas de sexo explícito.

Qualquer tipo de programação pode ser influenciável e prejudicial, principalmente para as crianças, porque ao verem determinados programas podem querer agir e pensar da mesma forma que alguém num desses programas, causando uma dependencia muito grande do uso deste equipamento.



No meu caso uso pouco a televisão, porque a programação está cada vez mais fútil e com tantas outras tecnologias que hoje em dia temos acesso, tenho cada vez menos tempo para ligar a televisão a não ser para ver algum documentário no canal história ou um filme que passe num canal português qualquer.

Espero que o equipamento continue a evoluir relativamente à sua estética e conteúdo.